Cidade do México, México, 4 de junho de 2024 – NHK – Claudia Sheinbaum declarou que se tornará a primeira mulher presidente do México em seu discurso de vitória após as eleições de domingo (2).
A ex-prefeita da Cidade do México, do partido governista de extrema-esquerda Morena, fez seu discurso após as autoridades eleitorais anunciarem que os resultados preliminares mostravam que ela havia recebido entre 58 a 60 por cento dos votos.
Sheinbaum venceu com ampla margem sua rival mais próxima, Xochitl Galvez, uma ex-senadora e candidata da coalizão de oposição.
A eleição foi efetivamente uma disputa entre as duas candidatas.
Sheinbaum afirmou que, pela primeira vez na história de 200 anos da república, o México terá uma mulher como presidente. Ela acrescentou que esta é uma vitória não apenas para ela, mas para todas as mulheres.
Sheinbaum contou com o apoio do atual presidente, Lopez Obrador, que manteve altos índices de aprovação. Durante a campanha eleitoral, ela defendeu a continuidade das políticas sociais e de segurança de Obrador.
Ela assumirá o cargo em meio a uma onda de incidentes violentos, como assassinatos e sequestros por cartéis de drogas e outros grupos criminosos.
- Putin reafirma continuidade da invasão à Ucrânia - 20 de dezembro de 2025 3:58 am
- Incêndio em sauna de Tóquio mata casal preso em sala - 20 de dezembro de 2025 3:53 am
- Banco do Japão eleva taxa de juros para 0,75% - 20 de dezembro de 2025 3:47 am

