Cingapura, Cingapura, 2 de junho de 2024 (Agência Notícias Ásia) – A China rebateu o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, por um discurso que acusou indiretamente a China de hostilizar navios filipinos no Mar do Sul da China.
O vice-chefe do Departamento Conjunto do Estado-Maior da Comissão Militar Central, o tenente-general Jing Jianfeng, falou a repórteres no sábado (27) em Cingapura.
Críticas a falas de Austin no Diálogo de Shangri-La
Ele se referiu ao discurso de Austin no fórum de segurança Diálogo de Shangri-La, mais cedo naquele dia. Austin disse que o assédio sofrido pelas Filipinas é “perigoso”.
O tenente-general Jing afirmou que a causa raiz da escalada de tensões no Mar do Sul da China está na “perfídia e provocações” das Filipinas e na “interferência” dos EUA.
Ele rejeitou o discurso como “completamente irracional”.
Acusações contra EUA e Filipinas
Jing também acusou os EUA e as Filipinas de criar confronto e crise, prejudicando os interesses comuns dos países da região.
O tenente-general criticou os EUA por apoiar a independência e fornecer armas a Taiwan nos últimos anos.
Ele acrescentou que o Exército chinês “nunca permitirá que Taiwan se separe da China e nunca parará de combater as forças separatistas ‘pró-independência de Taiwan'”.
As tensões entre China e EUA sobre Taiwan e o Mar do Sul da China foram um dos focos do Diálogo de Shangri-La deste ano.
- Japão e EUA discutem câmbio em meio a críticas de Trump - 25 de abril de 2025 10:40 am
- Índia convoca diplomata do Paquistão após ataque em Caxemira - 25 de abril de 2025 10:35 am
- ONU alerta sobre expansão global de fraudes cibernéticas - 25 de abril de 2025 10:27 am