7.6 C
Kóka
quarta-feira, 26 novembro, 2025 5:21: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Brasil: Lula recusa convite para Cúpula de Paz na Ucrânia

Presidente brasileiro declina participação em evento na Suíça que não envolve ambos os lados do conflito.

spot_img

Brasília, DF, Brasil, 17 de junho de 2024 (Agência de Notícias Brasil) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recusou-se a comparecer à Cúpula da Paz na Ucrânia, programada para os dias 15 e 16 de junho, na Suíça. Lula foi convidado para o evento presencial tanto pelo chanceler suíço, Ignacio Cassis, quanto pelo presidente ucraniano, Volodymir Zelensky.

Como um dos principais líderes do Sul Global, Lula foi fortemente cortejado pelos suíços, que buscavam a presença de importantes líderes de nações em desenvolvimento para tentar reverter a tendência desses países em se alinhar à Rússia. O Brasil, sob a liderança de Lula, tem se aproximado cada vez mais do presidente russo, Vladimir Putin.

Zelensky, por sua vez, tem procurado se aproximar de presidentes da América Latina, África e Ásia, na tentativa de obter apoio internacional para a causa ucraniana. O chanceler suíço Cassis destacou a importância do Brasil e a influência de Lula entre as nações em desenvolvimento ao insistir na sua presença no encontro.

Entre os convidados da cúpula estão países como China e África do Sul, além de outras dezenas de nações. A Rússia, no entanto, foi excluída do evento, por ter invadido a Ucrânia.

Na avaliação de Lula e do Itamaraty, a participação do líder brasileiro em uma cúpula que não envolve ambos os lados do conflito não faria sentido. A diplomacia brasileira tem insistido na necessidade de negociações para a paz, mas com uma postura que muitas vezes é vista como favorável aos interesses russos.

Lula já fez várias declarações controversas sobre o conflito na Ucrânia, incluindo uma em que sugeriu que o governo de Kiev, vítima da invasão, também era responsável pela guerra. Em outra ocasião, afirmou que o apoio ocidental aos ucranianos estava apenas prolongando o conflito, ecoando a narrativa do Kremlin.

A Suíça informou que mais de 100 países participaram da cúpula.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img