22.6 C
Kóka
domingo, 3 agosto, 2025 7:01: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Biden e Zelenskyy assinam acordo de segurança para treinar tropas ucranianas

Acordo visa equipar e capacitar forças ucranianas nos próximos dez anos, reforçando a defesa do país.

Puglia, Itália, 14 de junho de 2024 (Agência de Notícias Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, assinaram um acordo na quinta-feira (13) durante a cúpula do G7 em Puglia, Itália, para equipar e treinar as forças ucranianas ao longo dos próximos dez anos.

Os líderes afirmaram que o acordo permitirá aos ucranianos responder a ameaças atuais e futuras, funcionando como uma “ponte” para a eventual adesão da Ucrânia à OTAN.

Biden destacou que a paz duradoura deve ser garantida pela capacidade da Ucrânia de se defender agora e de dissuadir a agressão “em qualquer momento no futuro.”

Zelenskyy enfatizou a importância do acordo para todos os ucranianos e europeus, garantindo que não haverá “déficit de segurança” na Europa, o que, segundo ele, “tenta o agressor à guerra” e torna o futuro incerto.

Os Estados Unidos têm fornecido à Ucrânia um fluxo constante de equipamentos militares avançados, incluindo sistemas de mísseis Patriot. Eles planejam ajudar os ucranianos a modernizar sua “arquitetura de defesa aérea.” Ambas as partes querem trabalhar com empresas privadas para esses esforços e para a produção de projéteis de artilharia, drones e outras armas.

Forças americanas e outros aliados planejam treinar soldados ucranianos durante exercícios nos EUA e, quando “as condições permitirem,” esperam realizar alguns treinos na Ucrânia.

Quinze nações, incluindo Reino Unido, França e Alemanha, já assinaram acordos semelhantes com a Ucrânia, reforçando ainda mais a rede de apoio internacional ao país.

Este acordo marca um passo significativo na cooperação de segurança entre os Estados Unidos e a Ucrânia, destacando o compromisso contínuo de ambos os países em fortalecer a capacidade de defesa da Ucrânia em meio a crescentes tensões na região.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img