Canberra, Austrália, 18 de junho de 2024 (Agência de Notícias AAP) – O primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, e o premiê chinês, Li Qiang, se reuniram na segunda-feira (17) em Canberra e concordaram em estabilizar os laços por meio do diálogo em áreas como segurança.
Os dois países assinaram cinco memorandos de entendimento para fortalecer a cooperação em áreas como comércio e mudanças climáticas. Eles concordaram em realizar novas conversas no próximo ano.
Albanese disse que uma medida “muito prática” discutida foi melhorar a comunicação militar para evitar confrontos. As forças armadas dos dois países enfrentaram várias vezes nos últimos anos. No mês passado, o militar australiano disse que um de seus helicópteros navais teve “uma interação insegura e não profissional” com um caça chinês.
No campo econômico, Albanese saudou a abolição pela China de tarifas elevadas sobre produtos de seu país.
A China eliminou o que chamou de tarifas antidumping sobre vinhos australianos em março e cancelou a proibição de cinco exportadores de carne bovina australianos no mês passado.
Utilizando a chamada “diplomacia do panda”, Li disse que a China emprestará dois novos ursos fofos à Austrália. Acredita-se que Pequim esteja tentando melhorar os laços com Canberra para manter seu aliado Washington sob controle.
- Trump retorna a local de atentado em comício na Pensilvânia - 7 de outubro de 2024 5:40 am
- Harris visita Carolina do Norte após furacão Helene - 7 de outubro de 2024 5:35 am
- Ex-sequestrada pede retorno de vítimas da Coreia do Norte - 7 de outubro de 2024 5:30 am