25.6 C
Kóka
quinta-feira, 2024/06/20  6:43
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Vietnã nomeia novo presidente: líder de segurança assume o cargo

To Lam, chefe da segurança do Vietnã, é nomeado presidente em meio a mudanças políticas.

Hanói, Vietnã, 23 de maio de 2024 (NHK) – O principal oficial de segurança do Vietnã foi nomeado o novo presidente do país. O cargo é o segundo mais alto na hierarquia política vietnamita.

A Assembleia Nacional do Vietnã elegeu To Lam como presidente nesta quarta-feira (22). Sua nomeação ocorre após uma série de destituições no politburo do Partido Comunista.

Lam, de 66 anos, passou mais de quatro décadas no Ministério da Segurança Pública e tornou-se ministro em 2016. Ele é o terceiro presidente nomeado no último ano e meio, após seus dois predecessores renunciarem em meio a uma campanha anticorrupção em curso.

A repressão está sendo liderada pelo secretário-geral do partido, Nguyen Phu Trong, o líder máximo do país.

No início desta semana, a Assembleia Nacional também nomeou seu novo presidente, após a renúncia de seu antecessor neste mês.

Um especialista em política vietnamita do Instituto ISEAS-Yusof Ishak, Nguyen Khac Giang, disse que pode haver uma intensa luta política entre a liderança superior. Ele também afirmou que as incertezas crescentes na política podem afetar o ambiente econômico do país, à medida que aumentam as preocupações entre os investidores estrangeiros.

Giang comentou: “Quando a situação política no topo não está resolvida, a burocracia permanecerá, de certa forma, paralisada em algum momento.”

No entanto, ele acrescentou que a confusão não durará muito, e espera-se que a situação se estabilize assim que uma nova liderança estiver estabelecida dentro de alguns anos.