Nangarhar, Afeganistão – 6 de maio de 2024 – Um novo canal de irrigação foi concluído no Afeganistão com o apoio de uma organização não governamental que continua o esforço liderado pelo falecido médico japonês Nakamura Tetsu.
Nakamura foi assassinado no Afeganistão em 2019 depois de fornecer apoio humanitário no país por muitos anos. Permanece incerto quem o matou e por qual motivo. Uma investigação estagnou antes e depois do retorno do Talibã ao poder em 2021.
A ONG japonesa Peshawar-kai, que foi representada no Afeganistão por Nakamura, continua sua atividade no país.
Uma cerimônia de inauguração foi realizada na província oriental de Nangarhar no sábado (4), com autoridades do Talibã e moradores locais presentes. Levou cerca de um ano e meio para concluir a construção do canal.
O Ministro Interino de Energia e Água, Abdul Latif Mansoor, disse que os membros da ONG japonesa realizaram uma conquista incrível ao enviar água de longe e armazená-la. Ele agradeceu ao grupo por não esquecer o povo do Afeganistão, mas sentir sua dor e ajudá-los.
O afiliado local do grupo terrorista Estado Islâmico uma vez expandiu sua influência na área, matando moradores locais e transformando campos agrícolas em terras áridas. A população local tem sofrido com escassez de alimentos devido à prolongada seca.
O novo canal é esperado para ajudar a melhorar a vida de cerca de 14.000 moradores locais, bem como a agricultura.
Fujita Chiyoko, da Peshawar-kai, disse que a seca está piorando no Afeganistão. Ela acrescentou que seu grupo continuará sua atividade para ajudar muitas pessoas a adquirir o método de irrigação estabelecido pelo Dr. Nakamura e aplicá-lo em áreas duramente atingidas.
- Rússia critica ameaça dos EUA a Índia por compra de petróleo russo - 6 de agosto de 2025 8:48 am
- Funcionários da TSMC são presos por roubo de segredos de chips - 6 de agosto de 2025 8:20 am
- Hiroshima relembra vítimas da bomba atômica, 80 anos depois - 6 de agosto de 2025 8:13 am