18.1 C
Kóka
domingo, 2024/06/16  12:58
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Primeiro-ministro britânico Sunak convoca eleições gerais para 4 de julho

Partido Conservador enfrenta maior desafio em 14 anos no poder.

Londres, Reino Unido, 23 de maio de 2024 (Agência de Notícias Reuters) – O primeiro-ministro britânico Rishi Sunak anunciou eleições gerais para 4 de julho, quando seu Partido Conservador enfrentará seu maior desafio aos 14 anos de governo.

Sunak fez o anúncio do lado de fora do escritório do primeiro-ministro em Downing Street na quarta-feira (22). Ele disse: “Agora é o momento da Grã-Bretanha escolher seu futuro”.

As próximas eleições gerais deveriam ser realizadas até janeiro do próximo ano e havia muita especulação sobre quando Sunak decidiria pedir a dissolução do parlamento e convocar uma eleição.

O Partido Conservador está no poder desde 2010. Mas o descontentamento público com o governo vem crescendo recentemente.

A Grã-Bretanha deixou a União Europeia em 2020, e muitas pessoas no país sentem que suas vidas ainda não melhoraram.

O governo de Boris Johnson enfrentou uma série de escândalos, incluindo festas que violaram as regras de lockdown em Downing Street durante a pandemia de coronavírus.

O governo de Liz Truss foi criticado por causar caos econômico.

Sunak assumiu o cargo em 2022. Ele vem trabalhando para reduzir a inflação e conter a imigração, em uma tentativa de recuperar a confiança pública.

Mas pesquisas de opinião deste mês mostram que o Partido Conservador está mais de 20 pontos atrás do principal partido de oposição, o Partido Trabalhista, nas taxas de apoio.

Sunak disse durante sua declaração na quarta-feira que apenas um governo conservador entregará um futuro seguro com um plano claro e ações ousadas, e que o Partido Trabalhista não tem plano.

Manifestantes tocaram música alta enquanto ele falava, em um indício de descontentamento entre os eleitores.

O líder trabalhista Keir Starmer fez sua declaração em Londres após o anúncio de Sunak.

Starmer disse que o primeiro-ministro finalmente anunciou as próximas eleições gerais, e este é “um momento que o país precisa e vem esperando”. Ele acrescentou que a eleição é uma oportunidade de mudança.

Starmer criticou os conservadores, dizendo que nada mudará se eles tiverem outros cinco anos.

Ele disse: “Podemos parar o caos” e “podemos começar a reconstruir a Grã-Bretanha e mudar nosso país”.