Minamata, Japão, 8 de maio de 2024 – Grupos de portadores da doença de Minamata estão buscando um pedido de desculpas do ministro do meio ambiente do Japão. Durante uma reunião com o ministro, alguns oradores tiveram seus microfones desligados. A doença de Minamata é causada por poluição ambiental e diz-se ter devastado a vida de dezenas de milhares de pessoas.
Oito grupos de portadores e vítimas se encontraram com o Ministro do Meio Ambiente, Ito Shintaro, na cidade do sudoeste de Minamata em 1º de maio, no 68º aniversário da primeira vez em que a doença foi oficialmente reconhecida.
Cada representante teve três minutos para transmitir suas demandas e outras mensagens ao ministro.
Um funcionário do ministério que coordenou a reunião cortou a fala de um homem de 82 anos após o término do tempo estipulado. O homem não havia terminado de falar sobre sua esposa, que faleceu no ano passado sem ser reconhecida como paciente da doença. O microfone foi então desligado.
Outro orador também teve seu microfone desligado após ultrapassar o tempo permitido.
Após a reunião, os grupos perguntaram aos funcionários do ministério se controlavam o microfone. Os funcionários responderam que estavam errados e pediram desculpas.
O Ministro Ito disse que não estava ciente de que alguém havia desligado o microfone.
Os grupos afirmam que esse comportamento desrespeita os sentimentos e desejos dos que sofrem da doença e é inaceitável.
Eles planejam uma coletiva de imprensa na quarta-feira (8), para solicitar que o ministro ofereça um pedido de desculpas e realize outra rodada de conversações.
Funcionários do ministério disseram na terça-feira (7), que foi inapropriado desligar abruptamente o microfone. Eles afirmaram que o ministro os instruiu a se reunirem pessoalmente com os participantes e oferecerem desculpas.
Os funcionários dizem que a regra dos três minutos está em vigor há anos, mas foi a primeira vez que o microfone foi realmente desligado.
Mais cedo no dia, o principal porta-voz do governo, Hayashi Yoshimasa, disse aos repórteres que é importante ouvir cuidadosamente as opiniões das pessoas envolvidas para que medidas adequadas possam ser tomadas. O secretário-chefe do gabinete disse que foi inapropriado que a resposta do Ministério do Meio Ambiente causasse desconforto às pessoas em uma ocasião em que suas opiniões estavam sendo ouvidas.
Ele disse que o Ministério do Meio Ambiente considerará uma resposta apropriada.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am