Tóquio, Japão, 28 de maio de 2024 (Agência JAXA) – Pesquisadores japoneses, analisando dados coletados por uma espaçonave que pousou na Lua em janeiro, confirmaram a existência de olivina, um mineral-chave que pode ajudar a responder questões sobre a origem da Lua.
O Smart Lander for Investigating Moon, ou SLIM, tornou-se o primeiro lander japonês a pousar com sucesso na superfície lunar.
Análise de Imagens de Rochas Lunares
Uma equipe composta por pesquisadores das Universidades de Ritsumeikan e Aizu, entre outras, divulgou suas descobertas na segunda-feira (27) em uma reunião acadêmica realizada na Prefeitura de Chiba, próxima a Tóquio.
Os pesquisadores analisaram imagens de rochas na superfície lunar capturadas pela câmera do lander.
Confirmação da Existência de Olivina
Eles afirmam ter adquirido dados que mostram a existência de um mineral chamado olivina, que possivelmente estava nas profundezas da Lua. Eles dizem que estudarão a composição química do mineral em detalhes.
Teoria sobre a Origem da Lua
A comparação da olivina da Lua e da Terra pode corroborar a teoria amplamente aceita de que a Lua se formou a partir de detritos de uma colisão entre a Terra e outro corpo celeste.
A Professora Makiko Ohtake, da Universidade de Aizu, disse que eles conseguiram coletar dados que esperavam há muito tempo. Ela acrescentou que a descoberta forneceu resultados extremamente promissores.
Ohtake expressou sua determinação em lançar mais luz sobre a origem da Lua por meio de mais análises.
- Japão e EUA discutem câmbio em meio a críticas de Trump - 25 de abril de 2025 10:40 am
- Índia convoca diplomata do Paquistão após ataque em Caxemira - 25 de abril de 2025 10:35 am
- ONU alerta sobre expansão global de fraudes cibernéticas - 25 de abril de 2025 10:27 am