Tóquio, Japão, 25 de maio de 2024 (Agência Kyodo) – Um painel de especialistas do Ministério da Saúde do Japão aprovou o uso expandido do medicamento anti-influenza Avigan para tratar uma infecção viral transmitida por carrapatos chamada síndrome febril grave com trombocitopenia (Severe Fever with Thrombocytopenia Syndrome – SFTS, na sigla em inglês).
Assim que o ministério formalizar a aprovação do medicamento, ele se tornará o primeiro remédio terapêutico do mundo para a SFTS.
Os pacientes com SFTS geralmente contraem a infecção viral por picadas de carrapatos. Os sintomas incluem febre e diarreia, mas atualmente não há medicação eficaz disponível.
O Ministério da Saúde diz que até 30% dos casos de SFTS no Japão foram fatais.
O Avigan foi desenvolvido pela Fujifilm Toyama Chemical. A empresa solicitou a aprovação do ministério para o uso do medicamento contra a SFTS em agosto passado, alegando ter obtido dados sobre sua eficácia.
Na sexta-feira (24), o painel do ministério confirmou que o medicamento é eficaz e que não há preocupações graves sobre sua segurança.
O Avigan foi inicialmente aprovado como remédio anti-gripe no Japão em 2014 e é estocado pelo governo.
O medicamento não pode ser usado por mulheres grávidas ou que possam engravidar, pois testes em animais mostraram que ele pode causar deformidades em fetos.
- Eufrásia Neres é destaque no Sons do Brasil 522 - 29 de abril de 2025 9:08 am
- Putin agradece tropas da Coreia do Norte por apoio militar - 29 de abril de 2025 8:06 am
- Japão pede remoção total das novas tarifas de Trump - 29 de abril de 2025 6:29 am