25.6 C
Kóka
quinta-feira, 2024/06/20  5:31
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Painel no Japão aprova uso de medicamento antiviral para tratar infecção transmitida por carrapatos

Avigan, remédio contra gripe, será primeira droga terapêutica para síndrome febril grave

Tóquio, Japão, 25 de maio de 2024 (Agência Kyodo) – Um painel de especialistas do Ministério da Saúde do Japão aprovou o uso expandido do medicamento anti-influenza Avigan para tratar uma infecção viral transmitida por carrapatos chamada síndrome febril grave com trombocitopenia (Severe Fever with Thrombocytopenia Syndrome – SFTS, na sigla em inglês).

Assim que o ministério formalizar a aprovação do medicamento, ele se tornará o primeiro remédio terapêutico do mundo para a SFTS.

Os pacientes com SFTS geralmente contraem a infecção viral por picadas de carrapatos. Os sintomas incluem febre e diarreia, mas atualmente não há medicação eficaz disponível.

O Ministério da Saúde diz que até 30% dos casos de SFTS no Japão foram fatais.

O Avigan foi desenvolvido pela Fujifilm Toyama Chemical. A empresa solicitou a aprovação do ministério para o uso do medicamento contra a SFTS em agosto passado, alegando ter obtido dados sobre sua eficácia.

Na sexta-feira (24), o painel do ministério confirmou que o medicamento é eficaz e que não há preocupações graves sobre sua segurança.

O Avigan foi inicialmente aprovado como remédio anti-gripe no Japão em 2014 e é estocado pelo governo.

O medicamento não pode ser usado por mulheres grávidas ou que possam engravidar, pois testes em animais mostraram que ele pode causar deformidades em fetos.