Naha, Japão – 15 de maio de 2024 – Os moradores da prefeitura sulista do Japão, Okinawa, realizaram uma marcha pela paz anual para marcar o 52º aniversário do retorno da prefeitura ao Japão do domínio dos EUA no pós-guerra.
Okinawa foi devolvida em 15 de maio de 1972. Mais de meio século depois, cerca de 70% das instalações militares dos EUA no Japão ainda estão localizadas na prefeitura.
Na época de seu retorno, os residentes queriam que as instalações dos EUA fossem reduzidas para pelo menos o mesmo nível de outras partes do país, mas isso ainda não foi realizado.
Na cidade de Ishigaki, grupos de moradores e sindicatos realizam uma marcha pela paz neste dia todos os anos, exigindo uma Okinawa livre de bases.
O governo do Japão inaugurou uma base da Força de Autodefesa Terrestre na ilha em março do ano passado para fortalecer a defesa das ilhas sudoeste do país.
Na quarta-feira, cerca de 50 pessoas marcharam cerca de 9,4 quilômetros pela cidade. Eles manifestaram oposição ao posicionamento de uma unidade de mísseis na área.
Um dos organizadores da marcha, Hateruma Tadashi, disse que continua firmemente contra o posicionamento da unidade de mísseis. Ele acrescentou que continuará a afirmar que a paz é o mais importante, pelo bem de seus filhos.
Uma mulher local na casa dos 50 anos disse que quer fazer o que pode para que as crianças possam herdar uma região sem guerra.
Um homem local na casa dos 80 anos disse que a Batalha de Okinawa não deve ser esquecida. Ele disse que quer que as pessoas saibam que permanece insatisfeito com o retorno ocorrido há 52 anos.
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am
- Alemanha envia mais dois sistemas Patriot à Ucrânia - 3 de agosto de 2025 1:40 am