Singapura – 15 de maio de 2024 – O primeiro-ministro de longa data de Singapura, Lee Hsien Loong, deixou o cargo, sendo substituído pelo vice-líder Lawrence Wong. Wong foi empossado na quarta-feira e, em seu discurso de posse, destacou que uma mudança geracional ocorreu, afirmando que seu estilo de liderança será diferente das gerações anteriores.
Wong ressaltou os desafios diplomáticos e domésticos enfrentados pelo governo, incluindo o agravamento das relações entre EUA e China e a rápida envelhecimento da população de Singapura. Ele clamou por unidade nacional, pedindo aos seus compatriotas que se juntem a ele e sua equipe na jornada adiante.
O novo primeiro-ministro, ex-burocrata, tem 51 anos e cresceu em uma família de classe média. Ele ganhou destaque como co-presidente da força-tarefa de combate à COVID-19 e foi nomeado vice-primeiro-ministro em 2022.
Wong sucedeu Lee, o filho mais velho do primeiro-ministro fundador do país, Lee Kuan Yew. O perfil de alto nível e a liderança de Lee ajudaram-no a permanecer no poder por quase duas décadas. O primeiro-ministro cessante servirá no gabinete de Wong como ministro sênior.
A posse de Wong ocorre enquanto Singapura enfrenta crescentes desafios domésticos e internacionais. A atenção está voltada para como ele liderará o país em meio à queda da taxa de natalidade e às tensões entre EUA e China.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am