Manila, Filipinas – 1º de Maio de 2024 – A Guarda Costeira das Filipinas relata que navios da guarda costeira chinesa causaram danos a sua embarcação após dispararem jatos de água no Mar do Sul da China. Este é o mais recente conflito entre navios filipinos e chineses nas águas disputadas.
Oficiais afirmam que a embarcação filipina estava patrulhando junto com outro navio do governo na manhã de terça-feira, perto do contestado Recife Scarborough, quando encontraram navios da guarda costeira e da milícia chinesa.
Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China disse que as embarcações filipinas violaram a soberania do país e que seus navios tomaram medidas necessárias para expulsá-las.
O porta-voz afirmou: “A China pede a Manila que pare com suas ações provocativas e não desafie a firme determinação de Pequim em salvaguardar sua soberania.”
Manila afirma que a China recentemente reinstalou uma barreira flutuante bloqueando a entrada no recife.
Diz que o Recife Scarborough está dentro da zona econômica exclusiva das Filipinas e que as águas ao redor dele têm sido uma área de pesca tradicional dos filipinos.
Pequim vem aumentando sua influência dentro de áreas disputadas ao tentar reivindicar quase todo o Mar do Sul da China.
- Idosos mantêm tradição de cordas de palha para Ano Novo - 14 de novembro de 2025 3:35 am
- Irã exibe mísseis usados em conflito contra Israel - 14 de novembro de 2025 1:57 am
- Tribunal de Pequim confirma pena de jornalista por espionagem - 14 de novembro de 2025 1:52 am

