27 C
Kóka
terça-feira, 2024/05/28  1:29
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Navios da Marinha Alemã partem para o Indo-Pacífico para participar de exercícios conjuntos

Navios da Marinha Alemã iniciam viagem ao Indo-Pacífico para realizar exercícios e visitas a portos, em meio às crescentes atividades marítimas da China na região.

Wilhelmshaven, Alemanha – 8 de maio de 2024 (AFP) – Navios da Marinha Alemã partiram para a região do Indo-Pacífico para realizar visitas a portos e participar de exercícios conjuntos com parceiros locais, em meio às crescentes atividades marítimas da China na área.

Uma cerimônia de partida foi realizada para o navio de abastecimento Frankfurt am Main na base naval do norte da Alemanha, em Wilhelmshaven, na terça-feira (7). O ministro da Defesa alemão, Boris Pistorius, compareceu à cerimônia.

O navio de abastecimento e uma fragata alemã partindo de um porto espanhol se encontrarão no mar. Juntos, participarão de um exercício militar multinacional sediado pelos Estados Unidos neste verão. Em seguida, seguirão para o Japão, onde estão programados para realizar exercícios conjuntos com a Força de Autodefesa Marítima do país em agosto.

O governo alemão expressou sua determinação em contribuir ativamente para a estabilidade e segurança no Indo-Pacífico. Começou a deslocar suas forças para a região em 2021.

Neste ano, a Alemanha também enviará sua Força Aérea para a região, de meados de junho a meados de agosto. Um exercício conjunto está planejado com a Força de Autodefesa Aérea do Japão.

À medida que a invasão da Rússia à Ucrânia se prolonga, as atividades de vigilância no Mar Báltico e em outras áreas têm colocado uma carga adicional sobre as forças militares alemãs.

Mas Pistorius diz que a Alemanha deseja fortalecer suas parcerias regionais e estabelecer uma presença firme e confiável.