12.7 C
Kóka
sexta-feira, 13 março, 2026 8:31: pm
spot_img
Inicio Asia Monitores da ONU suspeitam que Coreia do Norte roubou 3,6 bilhões de...

Monitores da ONU suspeitam que Coreia do Norte roubou 3,6 bilhões de dólares em ataques cibernéticos

Relatório aponta envolvimento norte-coreano em 97 ataques cibernéticos desde 2017, financiando programas nucleares e de mísseis.

0

Nova York, EUA, 16 de maio de 2024 – Monitores de sanções da ONU suspeitam que a Coreia do Norte esteve por trás de 97 ataques cibernéticos, resultando no roubo de 3,6 bilhões de dólares em criptomoedas entre 2017 e abril de 2024.

Os monitores faziam parte de um painel de especialistas do Conselho de Segurança que supervisionava a aplicação das sanções contra a Coreia do Norte. O painel foi dissolvido no final de abril, após a Rússia vetar a renovação de seu mandato.

Fontes diplomáticas da ONU informaram que alguns dos monitores submeteram seus trabalhos inacabados ao comitê de sanções contra a Coreia do Norte do Conselho de Segurança na sexta-feira (17).

No relatório, os monitores alegam que a Coreia do Norte roubou criptomoedas no valor de 147,5 milhões de dólares de uma exchange e lavou o dinheiro em março usando um serviço de mixer de criptomoedas. Um serviço de mixer mistura criptomoedas de muitos usuários para obscurecer a origem e a propriedade dos fundos.

O relatório indica que o dinheiro roubado está sendo usado para financiar os programas de desenvolvimento nuclear e de mísseis da Coreia do Norte.

Teme-se que a dissolução do painel de especialistas enfraqueça a capacidade da ONU de monitorar as violações das sanções pela Coreia do Norte, o que pode resultar em maiores desafios para conter as atividades ilícitas do regime norte-coreano.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.