Cingapura, 26 de maio de 2024 (Agência Kyodo) – Os ministros da Defesa do Japão e da Coreia do Sul devem discutir a retomada de intercâmbios entre as Forças de Autodefesa japonesas e o militar sul-coreano.
Fontes do governo japonês afirmam que está em andamento a coordenação para uma reunião entre o ministro da Defesa do Japão, Kihara Minoru, e seu contraparte sul-coreano, Shin Won-sik, à margem do Diálogo de Shangri-La, que começará em 31 de maio em Cingapura.
Os intercâmbios entre as Forças de Autodefesa e os militares sul-coreanos estão suspensos desde um incidente com radar em 2018.
O governo japonês afirma que um contratorpedeiro da Marinha sul-coreana apontou radar de controle de tiro para uma aeronave de patrulha das Forças de Autodefesa sobre o Mar do Japão. Mas a Coreia do Sul diz que seu navio não mirou radar na aeronave.
Com a melhora das relações bilaterais, os ministros da Defesa do Japão e da Coreia do Sul concordaram no ano passado em acelerar as conversações sobre questões, incluindo medidas para evitar tais incidentes.
Não se espera que Kihara e Shin tenham discussões aprofundadas sobre o incidente com radar, já que os dois lados permanecem divergentes sobre o assunto, mas provavelmente focarão em medidas para evitar uma recorrência com base em padrões internacionais.
Os ministros também devem discutir a retomada de exercícios conjuntos e intercâmbios.
Se chegarem a um acordo, Japão e Coreia do Sul devem avançar para o fortalecimento da cooperação bilateral em segurança, incluindo respostas à Coreia do Norte, que vem impulsionando seus programas nucleares e de mísseis.
- Ishiba anuncia nova política para produção de arroz no Japão - 6 de agosto de 2025 1:06 am
- Oficial chinês diz que sucessor do Dalai Lama tem que ser aprovado por Pequim - 6 de agosto de 2025 1:01 am
- Brasil: Vaza Toga 2 revela força-tarefa ilegal contra presos do 8 de janeiro - 6 de agosto de 2025 12:54 am