Pequim, China – 21 de maio de 2024 (Agência de Notícias Xinhua) – O Ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, denunciou o novo presidente de Taiwan, Lai Ching-te, pelo nome, um dia após sua posse.
O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que Wang anunciou a posição da China sobre a questão de Taiwan em uma reunião de ministros das Relações Exteriores da Organização de Cooperação de Xangai, no Cazaquistão, na terça-feira (21).
Wang foi citado como dizendo que Taiwan é o núcleo das questões fundamentais para a China, e que as atividades independentistas são o fator mais destrutivo para a paz no Estreito de Taiwan.
Ele condenou Lai por trair a nação e seus ancestrais e chamou seus atos de vergonhosos.
A China rotula Lai como separatista e tem rejeitado conversas com ele até agora, já que ele se recusa a aceitar o “Princípio de uma China” de Pequim.
Na terça-feira, o Ministério das Relações Exteriores chinês anunciou sanções ao ex-parlamentar dos EUA Mike Gallagher, que presidiu o comitê selecto da Câmara dos Deputados sobre a China. Gallagher é conhecido por sua posição linha-dura contra a China. Ele visitou Taiwan em fevereiro e se encontrou com Lai. Pequim disse que ele interferiu nos assuntos internos da China. As sanções incluem o congelamento de seus ativos no país.
A China também reagiu vigorosamente contra a declaração do Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, parabenizando a posse de Lai.
- SoftBank registra lucro recorde impulsionado por OpenAI - 13 de novembro de 2025 5:09 am
- Tumulto na COP30: indígenas e PSOL invadem área azul - 13 de novembro de 2025 2:12 am
- Figos Ramy: Doce lembrança de uma época inesquecível - 13 de novembro de 2025 12:55 am
















