Nouméa, Nova Caledônia, França, 24 de maio de 2024 (Agência Reuters) – O presidente francês, Emmanuel Macron, prometeu restaurar a ordem na Nova Caledônia o mais rápido possível.
O território francês do Pacífico está sob estado de emergência após grandes tumultos eclodirem na cidade central de Nouméa e arredores na segunda-feira (20) da semana passada.
Macron chegou à Nova Caledônia na quinta-feira (23), acompanhado pelo ministro do Interior, Gerald Darmanin, e o ministro da Defesa, Sebastien Lecornu.
A agência de notícias Reuters citou Macron dizendo: “Nas próximas horas e dias, novas operações massivas serão programadas onde necessário, e a ordem republicana em sua totalidade será restabelecida”.
Ele também disse a líderes políticos e empresariais do território que reforços de segurança permanecerão o tempo que for necessário.
Alguns membros do povo indígena Kanak buscam a independência da França. Eles se opõem à recente medida do parlamento francês de estender o direito de voto nas eleições locais para quem vive na Nova Caledônia há pelo menos dez anos. Veículos de mídia franceses relataram que essa medida desencadeou os protestos.
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am
- Alemanha envia mais dois sistemas Patriot à Ucrânia - 3 de agosto de 2025 1:40 am