26.1 C
Kóka
segunda-feira, 2024/05/27  11:58
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Lucro operacional do grupo Toyota no no ano fiscal 2023 ultrapassa 5 trilhões de ienes

Toyota Motor registra lucro operacional recorde para o ano fiscal de 2023, impulsionado por vendas fortes e impacto do iene mais fraco.

Tóquio, Japão – 9 de maio de 2024 (AFP) – A Toyota Motor registrou um lucro operacional recorde que ultrapassou os 5 trilhões de ienes para o ano fiscal de 2023, marcando o número mais alto já registrado para uma empresa japonesa na bolsa de valores.

O lucro operacional quase dobrou em relação ao ano anterior, atingindo 5,3 trilhões de ienes, ou cerca de 34,5 bilhões de dólares. As fortes vendas de carros híbridos e o impacto do iene mais fraco foram os principais fatores.

O lucro líquido e as vendas também alcançaram níveis recordes para o grupo Toyota, que inclui a Daihatsu e a Hino.

Sato Koji, presidente e CEO da Toyota Motor, disse em uma coletiva de imprensa que acredita que “esse feito é resultado de anos de foco da administração em produzir produtos de qualidade e construir nossa base de negócios”. Ele acrescentou que a Toyota “elaborará estratégias adicionais que levem ao crescimento sustentável”.

Sato mencionou irregularidades descobertas em algumas empresas do grupo e afirmou que a principal prioridade da Toyota para o crescimento é enfrentar esses problemas de forma direta.

A Toyota também anunciou planos de investir cerca de 2 trilhões de ienes, ou aproximadamente 13 bilhões de dólares, neste ano fiscal para alcançar um crescimento sustentável.

Cerca de 11 bilhões de dólares desse montante serão usados para implementar o que a empresa chama de estratégia “multi-caminhos” para lançar vários tipos de veículos, incluindo carros elétricos e modelos movidos a hidrogênio.