Tóquio, Japão – 11 de maio de 2024 – A Dieta do Japão aprovou um projeto de lei para estabelecer um sistema de controle de acesso a informações consideradas críticas para a segurança econômica do país. A lei foi promulgada durante uma sessão plenária da Câmara Alta na sexta-feira (10).
O novo sistema se aplica a dados que podem representar riscos para a segurança nacional se vazados. As informações serão classificadas, com acesso restrito a pessoas com autorização do governo, incluindo funcionários de empresas do setor privado.
O projeto de lei foi revisado na Câmara Baixa por meio de consulta pelo principal partido governista, o Partido Liberal Democrático, seu parceiro de coalizão Komeito e três partidos de oposição.
A nova lei exige que o governo reporte à Dieta anualmente como aplica o sistema para conduzir verificações de autorização de segurança. Tais relatórios também devem abranger a designação e remoção de informações classificadas.
A legislação estipula que as informações sejam classificadas com base em critérios operacionais. O governo planeja estabelecer um painel de especialistas para discutir esses critérios.
- Austrália remove 4,7 milhões de contas infantis das redes sociais - 16 de janeiro de 2026 11:15 pm
- Japão firma novos pactos de defesa com Filipinas e avança diálogo com Índia - 16 de janeiro de 2026 11:11 pm
- CEO da Prudential Life renuncia após escândalo de funcionários - 16 de janeiro de 2026 10:57 pm

