Bruxelas, Bélgica, 22 de maio de 2024 (Agência France Press) – O Conselho Europeu aprovou na terça-feira (21) a primeira grande lei mundial para regulamentar a Inteligência Artificial (IA), o que pode levar ao estabelecimento de um padrão global.
Ministros dos 27 estados-membros da União Europeia reuniram-se em Bruxelas e deram luz verde final à chamada “Lei da Inteligência Artificial”.
Mathieu Michel, Secretário de Estado belga para a Digitalização, disse que a Europa fez sua escolha de criar “uma estrutura para o desenvolvimento de inteligência artificial segura, centrada no ser humano e confiável”.
A nova regulamentação será classificada de acordo com seu risco. Ela proibirá a avaliação ou classificação de pessoas com escores sociais ou julgar a probabilidade de alguém cometer crimes. Também limitará o uso de identificação biométrica em espaços públicos.
A nova lei também visa garantir transparência e responsabilidade. Imagens, vídeos e áudios criados por IA que se assemelhem a pessoas existentes devem ser rotulados como gerados artificialmente.
Empresas que violarem a lei podem enfrentar multas de até 38 milhões de dólares ou 7% de suas receitas anuais, o que for maior. As regulamentações entrarão em vigor gradualmente a partir de 2026.
- China mira radar em caças japoneses; Tóquio protesta - 7 de dezembro de 2025 6:24 am
- Japão denuncia ataque com lasers de caças chineses - 7 de dezembro de 2025 3:23 am
- OMS pede união global contra futuras pandemias - 7 de dezembro de 2025 2:02 am
















