22.7 C
Kóka
quinta-feira, 2024/07/18  10:49
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Lai Ching-te é empossado como novo presidente de Taiwan

Novo presidente deve abordar laços com a China em discurso inaugural.

Taipei, Taiwan – 20 de maio de 2024 – Lai Ching-te tomou posse como novo presidente de Taiwan. Em seu discurso inaugural, previsto para breve, espera-se que aborde as relações transversais com a China, que reivindica Taiwan como parte de seu território. Lai, do Partido Democrático Progressista (DPP), sucede Tsai Ing-wen, marcando a primeira vez que o DPP assume a presidência por três mandatos consecutivos. Após sua eleição, Lai afirmou que manteria o status quo nas relações com a China e promoveria o diálogo baseado na paridade e dignidade.

Lai fez o juramento de cargo no escritório presidencial, declarando seu compromisso de cumprir a Constituição, promover o bem-estar do povo e proteger o país. Ele venceu as eleições presidenciais de janeiro e prometeu buscar a cooperação e o diálogo com a China, evitando o confronto.

A China, que vê Lai como um separatista da independência de Taiwan, declarou recentemente que o novo líder deve escolher entre o desenvolvimento pacífico e a provocação. A posição de Lai em seu discurso inaugural será crucial para determinar as futuras relações entre Taiwan e China.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)