Tóquio, Japão – 15 de maio de 2024 – Autoridades governamentais do Japão e dos Estados Unidos assinaram um acordo sobre o desenvolvimento de um sistema de armas para interceptar mísseis hipersônicos.
Os mísseis hipersônicos podem voar a cerca de cinco vezes a velocidade do som, em trajetórias baixas e irregulares, tornando-os difíceis de detectar ou abater.
Rússia e China já implantaram tais armas, e a Coreia do Norte está desenvolvendo as suas.
Em uma cúpula em agosto do ano passado, Japão e Estados Unidos concordaram em desenvolver conjuntamente um sistema de mísseis capaz de interceptar mísseis hipersônicos.
O acordo assinado na quarta-feira estipula a atribuição de papéis e procedimentos de tomada de decisão. As autoridades dizem que o Japão ficará responsável pelo dispositivo de propulsão.
O desenvolvimento do sistema está planejado para começar até o final de março do próximo ano e ser concluído na década de 2030.
O Ministério da Defesa do Japão diz que deseja fortalecer rapidamente as capacidades de interceptação por meio da cooperação Japão-EUA, à medida que os países vizinhos melhoram suas tecnologias relacionadas a mísseis.
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am
- Alemanha envia mais dois sistemas Patriot à Ucrânia - 3 de agosto de 2025 1:40 am