Manila, Filipinas, 23 de maio de 2024 (Agência AP) – As Filipinas foram escolhidas como a sede regional para um grupo de trabalho dos Estados Unidos com o objetivo de promover a indústria nuclear civil. Um oficial dos EUA afirmou que essa iniciativa fortalecerá a cooperação entre os dois países no avanço da energia nuclear.
O anúncio foi feito na terça-feira (21) durante um fórum internacional de negócios realizado em Manila. Autoridades de ambos os países afirmam que o grupo proporcionará oportunidades para os mercados do Sudeste Asiático.
O secretário adjunto de Estado dos EUA para Assuntos do Leste Asiático e Pacífico, Daniel Kritenbrink, declarou: “Este grupo liderado pela indústria conectará parceiros filipinos com empresas americanas, fornecendo soluções tecnológicas de classe mundial e melhores práticas para acelerar a transição das Filipinas para uma energia nuclear limpa e segura.”
O secretário de Energia das Filipinas, Raphael Lotilla, disse: “O renovado interesse nos usos civis da energia nuclear é agora visto por muitos países do Sudeste Asiático como uma opção viável.”
Os dois países aliados também assinaram acordos para promover a cooperação nuclear civil e intercâmbios acadêmicos.
Manila e Washington assinaram um acordo em novembro (2023) que fornece uma estrutura legal para potenciais projetos de energia nuclear com fornecedores dos EUA nas Filipinas.
A medida foi vista como uma tentativa de abordar os custos de energia nas Filipinas, onde as tarifas de eletricidade estão entre as mais altas da Ásia.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am