Washington, EUA – 10 de maio de 2024 (AFP) – O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que interromperá os envios de armas americanas para Israel caso as forças israelenses lancem uma ofensiva terrestre em Rafah, no sul da Faixa de Gaza.
Biden destacou em entrevista à CNN na quarta-feira (8), que civis têm sido mortos em Gaza por bombas e outras armas fornecidas pelos EUA.
Ele declarou: “Eu não fornecerei as armas” caso as forças israelenses entrem em Rafah, acrescentando que deixou isso claro para o lado israelense.
Esta é a primeira vez que Biden se refere publicamente à interrupção do fornecimento de armas a Israel desde o início da guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas em outubro passado.
Biden, aparentemente, deseja aumentar a pressão sobre Israel e também desviar críticas internacionais e domésticas sobre o apoio militar contínuo dos EUA ao país em meio a um aumento no número de vítimas civis.
Por outro lado, Biden enfatizou que os EUA permanecem comprometidos com a defesa de Israel.
Ele afirmou: “Não estamos abandonando a segurança de Israel. Estamos abandonando a capacidade de Israel de travar guerras nessas áreas.”
- Lawson criará 100 lojas como centros de resposta a desastres - 16 de outubro de 2025 7:52 am
- Agência Meteorológica do Japão falha em prever 30% das chuvas intensas em 2025 - 16 de outubro de 2025 7:42 am
- Stellantis investirá US$ 13 bi para ampliar produção nos EUA - 16 de outubro de 2025 6:31 am