Genebra, Suíça – 14 de maio de 2024 – Os Estados Unidos e a China realizarão o seu primeiro diálogo intergovernamental sobre os riscos apresentados pela inteligência artificial (IA).
O anúncio foi feito pelos EUA, que informaram que a reunião acontecerá na terça-feira, com base em um acordo entre o presidente dos EUA, Joe Biden, e o presidente chinês, Xi Jinping, em seu encontro de cúpula em novembro do ano passado.
Um oficial sênior dos EUA revelou que a delegação do país incluirá autoridades de alto escalão da Casa Branca e do Departamento de Estado.
Segundo o oficial, o diálogo não tem como objetivo produzir resultados específicos, mas sim trocar opiniões sobre os riscos tecnológicos apresentados pela IA.
Washington argumenta que a rápida evolução da tecnologia de IA na China alcançou o campo militar e poderia minar a segurança dos EUA e de seus aliados. A delegação dos EUA pretende transmitir suas preocupações ao lado chinês.
Outro oficial afirmou que os EUA podem não concordar completamente com a China em muitas questões relacionadas à IA, mas podem contribuir para tornar o mundo um lugar mais seguro ao discutir os graves riscos.
Apesar das divergências entre os dois países em questões econômicas e sobre Taiwan, eles concordaram em continuar o diálogo e trabalhar para estabilizar sua relação.
Diálogos e reuniões têm sido realizados em diversos níveis entre os dois governos.
- Coreia do Sul agradece apoio do Japão após pouso de emergência - 1 de fevereiro de 2026 2:10 am
- Economia de Taiwan cresce 8,63% e atinge maior alta em 15 anos - 1 de fevereiro de 2026 2:01 am
- México alerta que tarifa dos EUA pode gerar crise em Cuba - 1 de fevereiro de 2026 1:54 am
















