Azumino, Nagano, Japão, 22 de maio de 2024 (Agência de Notícias de Nagano) – Estudantes de uma escola agrícola em Nagano, no Japão central, introduziram um robô que utiliza métodos ecológicos baseados no comportamento de patos em arrozais.
Alguns agricultores de arroz no Japão usam patos para controlar ervas daninhas em seus campos.
As aves nadam, agitando a água no arrozal. A água turva ajuda a suprimir o crescimento de ervas daninhas, reduzindo a entrada de luz solar.
A Escola Agrícola Minamiazumi, na cidade de Azumino, vai experimentar o robô desenvolvido por uma empresa de capital de risco sediada em Tóquio para ver se o arroz pode ser cultivado sem o uso de herbicidas químicos.
Na segunda-feira (20), 20 estudantes do segundo ano foram instruídos por um engenheiro da empresa sobre o mecanismo do robô.
O robô, feito de material leve e flutuante, é alimentado por energia solar. Rotores de rosca e escovas em sua parte inferior agitam a água. Os estudantes observaram o robô se movimentando no arrozal após ser ligado. Uma estudante disse que o robô era fofo e pouparia aos agricultores o tempo e esforço de ter que pulverizar herbicidas.
Nakamura Tetsuya, responsável pelo desenvolvimento do robô, disse que espera que a máquina contribua para a indústria agrícola, que enfrenta escassez de mão de obra, e também traga alegria ao setor.
- Trump suspende sanções à Síria em medida histórica - 2 de julho de 2025 6:01 am
- Japão aprova plano para reduzir impacto do megaterremoto Nankai - 2 de julho de 2025 5:45 am
- Terremoto de M5 atinge ilhas Toshima - 2 de julho de 2025 5:27 am