Seul, Coreia do Sul, 25 de maio de 2024 (Agência Yonhap) – Um oficial militar sul-coreano afirma que eles detectaram sinais suspeitos de que a Coreia do Norte está se preparando para lançar um satélite espião militar.
Após anunciar que lançou com sucesso seu primeiro satélite militar em novembro passado, Pyongyang revelou planos de lançar outros três satélites desse tipo neste ano.
Em março, a mídia sul-coreana citou uma fonte militar dizendo que a Coreia do Norte havia instalado telas no centro de lançamento de Tongchang-ri, no noroeste do país, provavelmente para dificultar o monitoramento por satélites de reconhecimento dos EUA.
No início deste ano, a Coreia do Norte começou a descrever o Sul como um “inimigo principal invariável”, definindo-o como uma nação hostil em vez de um potencial par para a unificação.
Os supostos preparativos para o lançamento do satélite espião ocorrem antes de uma cúpula trilateral na próxima semana entre Japão, China e Coreia do Sul.
O governo sul-coreano provavelmente abordará o tema da Coreia do Norte na cúpula, bem como em conversas bilaterais separadas com os dois países.
O militar sul-coreano planeja continuar trabalhando com os EUA e outras partes para intensificar a vigilância, pois tais discussões podem provocar uma reação da Coreia do Norte.
As Forças de Autodefesa do Japão também estão em alerta para um possível lançamento de satélite militar norte-coreano.
Elas implantaram contratorpedeiros Aegis equipados com radar de alto desempenho e mísseis interceptores SM-3 no Mar da China Oriental, além de unidades terrestres de mísseis interceptores PAC-3 na província de Okinawa.
Fontes do Ministério da Defesa disseram à NHK que o ministério está ciente dos movimentos da Coreia do Norte e analisa os detalhes.
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am
- Alemanha envia mais dois sistemas Patriot à Ucrânia - 3 de agosto de 2025 1:40 am