Nova York, EUA – 5 de maio de 2024 – A Coreia do Norte denunciou os Estados Unidos, o Japão e outras nações por seu compromisso conjunto de criar um novo mecanismo para monitorar as sanções contra o país, anunciou o embaixador norte-coreano nas Nações Unidas, Kim Song, no domingo (5), através da agência estatal Korean Central News Agency.
Um painel de especialistas do Conselho de Segurança da ONU monitorou a implementação de sanções contra a Coreia do Norte por 15 anos. No entanto, o mandato expirou em 30 de abril, após a Rússia vetar uma resolução para sua renovação.
Isso levou 49 países e a União Europeia a emitirem uma declaração conjunta no dia seguinte, pedindo um novo mecanismo para substituir o painel da ONU.
Kim Song afirmou que os Estados Unidos e outros países ocidentais devem refletir profundamente sobre o fracasso do que chamou de política hostil em relação à Coreia do Norte. Ele acrescentou que se os EUA e “seus seguidores persistirem na busca da política hostil anacrônica”, enfrentarão “uma derrota estratégica ainda mais miserável”.
Fontes com conhecimento sobre a Coreia do Norte informaram à NHK que o fim do mandato do painel da ONU facilitará o comércio do Norte e permitirá que o país exporte mais itens, incluindo recursos naturais subterrâneos.
Especialistas expressam preocupação de que a Coreia do Norte acelere suas violações de sanções.
- Tohoku University aumentará taxas para estrangeiros - 1 de dezembro de 2025 11:42 pm
- Banco do Japão avalia alta de juros em dezembro - 1 de dezembro de 2025 11:38 pm
- Programa Sons do Brasil, edição 553, destaca Livia Mattos - 1 de dezembro de 2025 11:30 pm
















