Pequim, China, 30 de maio de 2024 (Agência Notícias Ásia) – Uma porta-voz do Escritório de Assuntos de Taiwan da China sugere que Pequim continuará realizando exercícios militares ao redor de Taiwan.
Zhu Fenglian disse a repórteres na quarta-feira (29) que o exército chinês nunca cessará suas ações para salvaguardar a soberania nacional e a integridade territorial enquanto persistirem as provocações de elementos pró-independência de Taiwan.
Reação à posse do novo presidente taiwanês
A China reagiu fortemente ao discurso de posse da semana passada do presidente taiwanês Lai Ching-te, no qual ele negou a reivindicação de Pequim de que Taiwan faz parte da China.
Após o discurso, o exército chinês disse que realizaria exercícios ao redor de Taiwan na quinta (23) e sexta-feira (24) passadas.
Exercícios militares continuarão
O exército chinês ainda não anunciou o encerramento dos exercícios. Zhu indicou que Pequim continuará a realizar exercícios militares semelhantes.
Ela também criticou a postura do novo líder taiwanês de buscar a paz e a prosperidade por meio de trocas e cooperação com a China.
Impasse no Estreito de Taiwan
Zhu disse que, embora Lai tenha expressado seu desejo de paz e estabilidade no Estreito de Taiwan, na realidade, ele defendeu firmemente a postura pró-independência, alimentando uma disputa entre os dois lados.
O governo chinês tem enfatizado sua posição de que não manterá diálogo com a administração de Lai, a menos que ela aceite o princípio de “uma única China”. Pequim está intensificando ainda mais a pressão militar sobre Taiwan.
- Japão e EUA discutem câmbio em meio a críticas de Trump - 25 de abril de 2025 10:40 am
- Índia convoca diplomata do Paquistão após ataque em Caxemira - 25 de abril de 2025 10:35 am
- ONU alerta sobre expansão global de fraudes cibernéticas - 25 de abril de 2025 10:27 am