18 C
Kóka
segunda-feira, 28 abril, 2025 7:46: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Austrália e Nova Zelândia preparam evacuação de seus cidadãos da Nova Caledônia

Após uma semana de violência fatal, governos australianos e neozelandeses organizam operações para retirar seus nacionais do território francês do Pacífico.

Sydney, Austrália – 21 de maio de 2024 – A Austrália e a Nova Zelândia estão se preparando para evacuar seus cidadãos que estão presos na Nova Caledônia, uma semana após a ocorrência de violentos distúrbios no território francês do Pacífico.

O governo australiano estima que cerca de 300 australianos estejam impossibilitados de deixar o arquipélago devido ao fechamento do aeroporto internacional, ocorrido após o início dos distúrbios.

O Primeiro-Ministro Australiano, Anthony Albanese, declarou à imprensa local nesta segunda-feira que a situação é “profundamente preocupante”. Ele afirmou que as Forças de Defesa Australiana estão prontas para repatriar os cidadãos australianos assim que os voos comerciais forem retomados.

A Nova Zelândia está fazendo planos semelhantes para evacuar seus nacionais da região.

Os distúrbios eclodiram em 13 de maio, desencadeados por uma proposta de Paris para permitir que mais residentes franceses votassem nas eleições locais. Os habitantes pró-independência da ilha se opõem à mudança.

Seis pessoas, incluindo dois policiais franceses, foram mortas nos distúrbios. Cerca de 230 pessoas foram detidas.

O governo francês enviou cerca de 1.000 policiais e outras autoridades para a Nova Caledônia e declarou estado de emergência. As autoridades estabeleceram um toque de recolher, proibiram a venda de álcool e bloquearam o acesso ao TikTok.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img