Sydney, Austrália – 21 de maio de 2024 – Os governos da Austrália e da Nova Zelândia estão trabalhando para evacuar pessoas da Nova Caledônia, que está em crise. O aeroporto do território francês do Pacífico está fora de operação após mais de uma semana de agitação política violenta.
Líderes em Canberra enviaram dois aviões na terça-feira (21), como parte dos planos para transportar cerca de 300 australianos que estão presos. Arranjos estão sendo feitos para que cidadãos japoneses também embarquem.
A Nova Zelândia está enviando um avião militar. Oficiais do governo disseram que planejam evacuar primeiramente 50 pessoas consideradas de alta prioridade.
O Ministro das Relações Exteriores da Nova Zelândia, Winston Peters, afirmou que estão focados na segurança dos neozelandeses e de outros que solicitaram ajuda.
Os distúrbios começaram em 13 de maio. A agitação é decorrente de uma proposta em Paris para alterar as regras de votação da Nova Caledônia. Os insulares pró-independência se opõem à mudança.
As autoridades impuseram estado de emergência na semana passada. Seis pessoas, incluindo dois policiais franceses, morreram.
- Petroleiro vindo do Oriente Médio chega ao Japão em meio a conflito - 30 de março de 2026 6:48 am
- Cerejeira de 2 mil anos atinge plena floração em Yamanashi, Japão - 30 de março de 2026 5:50 am
- Ataques do Irã causam danos em gigante do alumínio nos Emirados Árabes Unidos - 30 de março de 2026 5:44 am






















