Tóquio, Japão, 28 de maio de 2024 (Agência de Notícias Kyodo) – Os ativos externos líquidos do Japão atingiram um recorde pelo quinto ano consecutivo em 2023. Isso fez do Japão a maior nação credora do mundo pelo 33º ano seguido, seguido por Alemanha e China.
O Ministério das Finanças informou na terça-feira (28) que os ativos externos líquidos totalizaram 471,3 trilhões de ienes no final do ano passado. Isso equivale a aproximadamente 3 trilhões de dólares pela taxa de câmbio atual.
O total aumentou mais de 12% em termos de ienes em relação a 2022.
Cálculo dos Ativos Externos Líquidos
O valor é calculado subtraindo-se o valor dos ativos no Japão detidos por entidades estrangeiras do valor dos ativos que o governo japonês, empresas e indivíduos possuem no exterior.
Fatores por trás do Aumento
Um dos principais fatores foi o aumento dos investimentos de empresas japonesas em países como Estados Unidos e Austrália. O aumento no valor das ações estrangeiras detidas por entidades japonesas também contribuiu. Além disso, a depreciação do iene elevou o valor dos ativos detidos no exterior em termos de ienes.
Liderança Japonesa
O Japão mantém sua posição de liderança como maior credor mundial, à frente de Alemanha e China. Essa tendência reflete a força econômica e os investimentos externos significativos do país.
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am
- Alemanha envia mais dois sistemas Patriot à Ucrânia - 3 de agosto de 2025 1:40 am