Chicago, EUA – 20 de maio de 2024 – O renomado arquiteto japonês Yamamoto Riken recebeu o Prêmio Pritzker, considerado o “Nobel da Arquitetura”, em uma cerimônia realizada no sábado (17), em Chicago. Após receber a medalha de ouro, Yamamoto expressou sua felicidade e orgulho por ser um “membro da família Pritzker”.
Yamamoto, de 79 anos, é reconhecido por suas obras emblemáticas, como o Museu de Arte de Yokosuka, na Prefeitura de Kanagawa, ao sul de Tóquio, e “The Circle”, um complexo inovador em Zurique. Sua assinatura arquitetônica inclui o uso de paredes de vidro para tornar o interior dos edifícios visível, incorporando espaços abertos que convidam à interação social.
A Fundação Hyatt, patrocinadora do prêmio, destacou que os edifícios de Yamamoto atraem pessoas e multiplicam as oportunidades de encontros espontâneos. Visivelmente emocionado, Yamamoto afirmou que quase foi levado às lágrimas ao receber o reconhecimento por seu trabalho passado. Ele acrescentou que deseja continuar projetando edifícios e o ambiente ao seu redor.
Com esta conquista, Yamamoto se torna o nono arquiteto japonês a receber o Prêmio Pritzker, seguindo os passos de Isozaki Arata, que ganhou o prêmio em 2019. A premiação de Yamamoto reafirma a posição do Japão como um líder global em arquitetura inovadora e visionária.
- Japão relembra 31 anos do Grande Terremoto Hanshin-Awaji - 17 de janeiro de 2026 8:00 am
- X volta a falhar e deixa utilizadores sem acesso em vários países - 17 de janeiro de 2026 2:14 am
- Dançarinas de quimono celebram tradição sob neve em Aomori - 17 de janeiro de 2026 12:01 am
















