Port Moresby, Papua Nova Guiné, 30 de maio de 2024 (Agência Notícias Pacífico) – A Papua Nova Guiné fez um apelo a países vizinhos por assistência para lidar com o deslizamento de terra mortal ocorrido na última sexta-feira (25).
Austrália envia equipe de assistência e ajuda humanitária
Uma equipe australiana de resposta a desastres foi enviada ao país para ajudar nos esforços de resgate e recuperação. Canberra diz que está fornecendo mais de um milhão e meio de dólares em ajuda humanitária.
O primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, disse na terça-feira (28) que seu país está fornecendo suprimentos de socorro emergencial, incluindo abrigo, kits de higiene e apoio específico para mulheres e crianças. Ele também afirmou que Papua Nova Guiné é “o vizinho mais próximo e o amigo mais íntimo e que os dois países estão juntos nos bons e maus momentos”.
Outras nações oferecem assistência
Outros países, incluindo Nova Zelândia e Índia, também estão estendendo ofertas de assistência. Wellington diz que está enviando uma aeronave militar para entregar suprimentos de socorro.
Deslizamento mortal
Partes de uma montanha na província norte de Enga desabaram na última sexta-feira (25). Seis pessoas foram confirmadas mortas, mas teme-se que o número de vítimas fatais possa eventualmente chegar a centenas ou mais.
A Organização das Nações Unidas estima que um total de quase 8.000 pessoas foram afetadas, incluindo aquelas que precisam ser evacuadas.
As operações de resgate e socorro têm sido dificultadas pelo risco de novos deslizamentos de terra e porque a rodovia principal e outras estradas foram interditadas.
- Eleições na Moldova ocorrem com calma e alta participação apesar da campanha de desinformação por parte da Rússia - 29 de setembro de 2025 12:10 am
- Rússia lança ataque aéreo em larga escala contra a Ucrânia - 29 de setembro de 2025 12:08 am
- Paciente relata avanços com terapia de células-tronco no Japão - 29 de setembro de 2025 12:06 am