Berlim, Alemanha – 23 de abril de 2024 – Promotores na Alemanha prenderam três cidadãos alemães por supostamente obterem tecnologias para o serviço secreto da China que poderiam ser utilizadas para fins militares.
Os promotores afirmaram na segunda-feira (22), que um dos suspeitos atuou como agente de um funcionário do Ministério da Segurança do Estado da China, e que este suspeito utilizou um casal que administra uma empresa na Alemanha.
Os promotores disseram que o casal concluiu um acordo de cooperação com uma universidade alemã por meio de sua empresa. Eles afirmaram que o objetivo era preparar um estudo para um parceiro contratual chinês sobre peças de máquinas que também são importantes para motores em navios, incluindo navios de guerra.
Uma mídia local citou autoridades familiarizadas com a investigação, afirmando que os funcionários da universidade alemã não tinham conhecimento dos três indivíduos trabalhando para o serviço de inteligência chinês.
Os promotores afirmaram que, no momento da prisão, os suspeitos estavam em negociações para projetos de pesquisa adicionais que poderiam ser úteis para expandir o poder de combate naval da China.
A Ministra do Interior alemã, Nancy Faeser, disse em comunicado na segunda-feira que está ciente do perigo significativo representado pela espionagem chinesa nos setores empresarial, industrial e científico.
- Homem é preso no Japão por vender deepfakes sexuais - 17 de outubro de 2025 6:27 am
- Urso invade creche no norte do Japão, ninguém se fere - 17 de outubro de 2025 6:22 am
- Coreia do Sul envia força-tarefa contra golpes no Camboja - 17 de outubro de 2025 6:11 am