Pequim, China – 27 de abril de 2024 – O Secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, realizou conversações com o Presidente Chinês Xi Jinping na sexta-feira (26), como parte de sua visita à China. Este encontro sucede uma reunião com o Ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi.
No início das conversações com Blinken em Pequim, Xi afirmou que os dois países deveriam ser parceiros, não rivais. Ele acrescentou que fortalecer o diálogo e promover a cooperação não é apenas o desejo compartilhado do povo de ambos os países, mas também a expectativa da comunidade internacional.
O presidente chinês prosseguiu dizendo que os dois países mantiveram comunicação e fizeram algum progresso nos últimos meses. No entanto, ele destacou que ainda há muitas questões a serem abordadas e expressou a necessidade de mais esforços.
Blinken respondeu que os EUA e a China estão gerenciando suas diferenças e aprimorando o diálogo para evitar mal-entendidos e cálculos equivocados.
Antes de sua reunião com Xi, Blinken conversou com Wang.
Segundo o ministério das relações exteriores chinês, Wang disse a Blinken que a questão de Taiwan é a primeira linha vermelha que não deve ser ultrapassada nas relações sino-americanas. Ele teria pedido aos EUA que parem de fornecer armas a Taiwan.
Wang também teria dito a Blinken que os EUA não deveriam suprimir o desenvolvimento econômico da China.
Blinken teria negado que os EUA busquem confronto com a China ou visem impedir seu desenvolvimento econômico.
Os dois teriam concordado em continuar seus esforços para estabilizar e desenvolver ainda mais as relações bilaterais.
- Jay lança “Graveyard” e destaca nova fase artística - 13 de janeiro de 2026 8:15 am
- Oposição japonesa se prepara para possível eleição antecipada - 13 de janeiro de 2026 6:54 am
- Takaichi e Lee se reúnem em Nara para reforçar laços bilaterais - 13 de janeiro de 2026 6:48 am
















