Washington D.C., EUA – 21 de abril de 2024 – O Departamento de Estado dos EUA anunciou que o Secretário de Estado, Antony Blinken, visitará a China por três dias a partir de quarta-feira, com a situação em Taiwan como um dos principais temas da agenda.
Um alto funcionário do Departamento de Estado disse no sábado que Blinken viajará para Xangai e Pequim. Ele terá conversas com o Ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, e outros.
À frente da posse no próximo mês de Lai Ching-te como presidente de Taiwan, espera-se que os oficiais discutam a situação em torno de Taiwan.
O funcionário do Departamento de Estado diz que Blinken transmitirá uma mensagem a Pequim de que todos os países devem contribuir para a paz e estabilidade no Estreito de Taiwan. Ele também os exortará a evitar qualquer ação que possa aumentar as tensões em um momento crítico e sensível, com a cerimônia de posse em 20 de maio.
Blinken também deve trocar opiniões com autoridades chinesas sobre o Mar do Sul da China, onde Pequim está intensificando suas atividades marítimas, bem como sobre a Coreia do Norte.
Os EUA também planejam expressar sua forte preocupação com a assistência da China à indústria de defesa da Rússia relacionada à situação na Ucrânia.
O oficial dos EUA acrescenta que a visita de Blinken à China também tem como objetivo manter o diálogo entre os dois países para estabilizar suas relações.
A viagem de Blinken à China será a primeira desde junho do ano passado.
- EUA pedem que aliados ampliem gastos com defesa - 7 de dezembro de 2025 7:58 pm
- Grande erupção atinge vulcão Kilauea no Havaí - 7 de dezembro de 2025 7:48 pm
- Takaichi visita região atingida por terremoto em 2024 - 7 de dezembro de 2025 7:43 pm
















