Nova Iorque, EUA – 29 de abril de 2024 – Forças russas estão atacando cidades na região de Kharkiv, leste da Ucrânia, além de áreas-chave da linha de frente. Oficiais de inteligência ucranianos relatam que a Rússia pode estar “preparando o terreno” antes de uma ofensiva maior no final de maio ou junho.
Um think tank dos EUA, o Instituto para o Estudo da Guerra, disse no sábado que “as forças russas provavelmente farão ganhos táticos significativos nas próximas semanas enquanto a Ucrânia aguarda a chegada da assistência de segurança dos EUA ao front”, mas ainda são improváveis de dominar as defesas ucranianas devido a equipamentos antigos e soldados mal treinados.
Também afirma que “é muito provável que a Ucrânia estabilize as linhas de frente nos próximos meses e possa começar operações de contraofensiva limitadas no final de 2024 ou início de 2025.”
A administração do presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou recentemente ajuda militar adicional para a Ucrânia.
Forças ucranianas dizem que a Rússia lançou ataques com drones na região sul de Mykolaiv na madrugada de domingo, não causando ferimentos, mas danificando um prédio de hotel e uma instalação de infraestrutura.
O Financial Times britânico relatou na sexta-feira que as autoridades de inteligência da Ucrânia descreveram os ataques atuais da Rússia como “preparação do terreno” antes de uma nova ofensiva em grande escala no final de maio ou junho.
- Eufrásia Neres é destaque no Sons do Brasil 522 - 29 de abril de 2025 9:08 am
- Putin agradece tropas da Coreia do Norte por apoio militar - 29 de abril de 2025 8:06 am
- Japão pede remoção total das novas tarifas de Trump - 29 de abril de 2025 6:29 am