Kharkiv, Ucrânia – 23 de abril de 2024 – O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy anunciou em um pronunciamento em vídeo na segunda-feira (22), que as forças russas atingiram e destruíram uma torre de televisão na segunda maior cidade da Ucrânia, Kharkiv.
A agência de notícias Reuters relatou que um míssil russo partiu a torre de 240 metros ao meio. Imagens mostraram o mastro principal da torre se rompendo e caindo ao chão.
Instalações privadas e infraestrutura na cidade ucraniana do leste têm sido alvo de uma série de ataques de mísseis e drones por parte das forças russas.
O Instituto de Estudos da Guerra, um think tank dos EUA, afirmou que o Kremlin está “realizando uma operação aérea e de informações concertada para destruir a cidade de Kharkiv, convencer os ucranianos a fugir e deslocar internamente milhões de ucranianos antes de uma possível futura operação ofensiva russa contra a cidade ou em outras partes da Ucrânia.”
Autoridades ucranianas já discutiram a possibilidade de as forças russas lançarem uma operação terrestre contra Kharkiv ainda neste verão.
No entanto, o instituto avalia que “a probabilidade de uma ofensiva terrestre russa bem-sucedida contra Kharkiv é muito baixa se a Ucrânia receber rapidamente um novo auxílio militar dos EUA.”
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am
- Alemanha envia mais dois sistemas Patriot à Ucrânia - 3 de agosto de 2025 1:40 am