Tóquio, Japão, 9 de abril de 2024 – O Primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, declarou seu desejo de confirmar a sólida relação entre o Japão e os Estados Unidos durante sua visita ao país norte-americano.
Kishida partiu do Japão na segunda-feira (8), para iniciar uma viagem de sete dias.
Durante sua estadia, ele se encontrará com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para conversações bilaterais. Os dois serão acompanhados pelo presidente das Filipinas, Ferdinand Marcos Jr., para uma cúpula trilateral. Além disso, Kishida fará um discurso em sessão conjunta do Congresso dos Estados Unidos.
Antes da viagem, o líder japonês disse aos repórteres que a importância da aliança Japão-EUA está crescendo à medida que o ambiente de segurança global se torna cada vez mais severo.
Ele também destacou que ambos os países lideram uma ampla gama de questões na comunidade internacional, e que esta visita será uma oportunidade muito importante para transmitir ao mundo o quão forte é a relação EUA-Japão.
Sobre o discurso no Congresso, Kishida afirmou que fará um pronunciamento com um olhar firme para o futuro. Ele pretende falar sobre que tipo de sociedade internacional o Japão e os EUA almejam e o que precisam fazer para realizá-la.
Em relação à cúpula trilateral, Kishida destacou que a cooperação entre os três países é muito importante para a paz e estabilidade na região do Indo-Pacífico, bem como para a proteção de uma ordem internacional livre e aberta baseada no Estado de Direito.
- Eleições na Moldova ocorrem com calma e alta participação apesar da campanha de desinformação por parte da Rússia - 29 de setembro de 2025 12:10 am
- Rússia lança ataque aéreo em larga escala contra a Ucrânia - 29 de setembro de 2025 12:08 am
- Paciente relata avanços com terapia de células-tronco no Japão - 29 de setembro de 2025 12:06 am