Manila, Filipinas, 12 de abril de 2024 (Agência Philippine News Agency) – O presidente filipino Ferdinand Marcos Jr. partiu para Washington nesta quarta-feira (12/04/2024), visando impulsionar a cooperação em segurança marítima no disputado Mar da China Meridional durante a histórica cúpula trilateral com os líderes dos EUA e do Japão.
Reforçar Cooperação Marítima
Em seu discurso de partida em Manila, Marcos expressou esperança de que os três países reforcem ainda mais sua cooperação em segurança marítima no Mar da China Meridional. O encontro de quinta-feira ocorre em meio a crescentes tensões nas águas disputadas entre as Filipinas e a China.
Protestos em Manila
Na terça-feira, em Manila, cerca de 100 manifestantes marcharam em direção ao consulado chinês. Eles condenaram as guardas costeiras chinesas por repetirem disparos de canhões de água contra barcos filipinos perto do Recife Second Thomas. Esses incidentes resultaram em ferimentos de alguns soldados filipinos. Os manifestantes exigiram que a China pare sua “agressão marítima”.
Reivindicações Sobrepostas
Pequim e Manila possuem reivindicações sobrepostas sobre a área. A China afirma se opor ao “estímulo ao confronto de blocos” nas águas disputadas. A cúpula trilateral representa uma oportunidade para os líderes discutirem formas de lidar com as tensões crescentes e reforçar a cooperação em segurança marítima na região estratégica do Mar da China Meridional.
- Japão reafirma apoio à recuperação e paz na Ucrânia - 16 de março de 2025 7:58 am
- Líder do ISIS é morto em ataque aéreo no Iraque - 16 de março de 2025 7:51 am
- Proposta dos EUA busca estender cessar-fogo em Gaza até abril - 16 de março de 2025 7:39 am