27 C
Kóka
terça-feira, 2024/05/28  12:43
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Presidente eleito da Indonésia pede união após garantir vitória

Prabowo Subianto promete trabalhar para todos os indonésios e convoca união em discurso após confirmação da vitória.

Jacarta, Indonésia – 25 de abril de 2024 – O presidente eleito da Indonésia fez um discurso em uma cerimônia nesta quarta-feira (24), onde foi confirmado como o vencedor das eleições presidenciais de fevereiro. Prabowo Subianto prometeu trabalhar para todos os indonésios e convocou união.

O presidente eleito afirmou que o povo exige que todos os elementos da liderança colaborem e tragam o bem para suas vidas. Atualmente servindo como ministro da defesa do país, Prabowo se comprometeu a combater a pobreza e a corrupção e a trabalhar para todos os indonésios, incluindo aqueles que não votaram nele.

Prabowo estava acompanhado por seu vice-presidente eleito, Gibran Rakabuming Raka, que é filho do atual presidente, Joko Widodo.

A cerimônia foi realizada após a Corte Constitucional do país rejeitar as alegações de irregularidades eleitorais feitas pelos dois candidatos perdedores.

Os dois alegaram que Joko havia interferido na corte ao criar uma brecha para que Prabowo pudesse escolher seu filho, que não atendia ao requisito de idade, como seu companheiro de chapa.

A corte rejeitou o desafio na segunda-feira, após decidir que não encontrou evidências convincentes de que Joko havia intervindo.

Joko disse na quarta-feira que o veredito deve ser respeitado como o julgamento final e legal, e que está pronto para a transição de poder.

Prabowo deve ser empossado em outubro. Antes disso, ele começará a escolher os membros do gabinete em preparação para assumir o cargo.