Jerusalém, Israel – 18 de abril de 2024 – Os Ministros de Relações Exteriores da Alemanha e do Reino Unido pediram ao Primeiro-Ministro israelense Benjamin Netanyahu que exercesse moderação para evitar mais confrontos no Oriente Médio.
A Ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, e seu colega britânico, David Cameron, encontraram-se com Netanyahu em Israel na quarta-feira.
A reunião ocorreu enquanto membros do gabinete de Israel estão realizando conversas diárias após um suposto ataque israelense à embaixada do Irã na Síria e o ataque retaliatório do Irã.
Falando com repórteres após a reunião, Baerbock criticou veementemente o Irã. Ela disse: “A região não pode ser permitida a deslizar passo a passo para uma situação em que o resultado seja completamente imprevisível. Todos devem agir com prudência e responsabilidade agora.”
Ela pediu tanto ao Irã quanto a Israel que exerçam moderação.
Enquanto isso, Netanyahu dirigiu-se ao gabinete após sua reunião com os ministros de Relações Exteriores britânico e alemão.
Ele disse que os diplomatas “têm todo tipo de sugestões e conselhos, que eu aprecio; no entanto, também gostaria de esclarecer – tomaremos nossas decisões por nós mesmos. O Estado de Israel fará o que for necessário para se defender.”
As forças israelenses têm intensificado os ataques ao grupo xiita Hezbollah, baseado no sul do Líbano.
Nesse contexto, o Ministério da Defesa de Israel anunciou na terça-feira que suas aeronaves “atacaram e eliminaram” um comandante do Hezbollah na região.
O grupo respondeu realizando um ataque retaliatório no norte de Israel, que o ministério diz ter deixado 14 feridos.
As preocupações estão aumentando de que o conflito possa se intensificar ainda mais, mesmo com um cessar-fogo em Gaza parecendo ilusório.
- Dri Vallejo relembra carreira no Sons do Brasil 529 - 16 de junho de 2025 9:42 am
- Semana do Brasil na Expo 2025 Osaka com música brasileira, cultura, diversidade e sustentabilidade - 16 de junho de 2025 8:24 am
- Índia cria comitê para apurar queda de avião da Air India - 16 de junho de 2025 8:03 am