Tóquio, Japão, 10 de abril de 2024 (ANL-Japão) – Um alto conselheiro de segurança nacional japonês enfatizou que uma “mudança épica” está em curso na estratégia de segurança do país.
O Secretário-Geral do Secretariado de Segurança Nacional do Japão, Akiba Takeo, submeteu uma opinião ao Washington Post para coincidir com a visita do Primeiro-Ministro Kishida Fumio a Washington nesta semana. O artigo foi publicado no domingo (7).
Ele diz: “O Japão se absteve de promover exportações de armas, independentemente do destino, desde a década de 1970. No entanto, essa política se mostrou cada vez mais inadequada à medida que os desafios de segurança se intensificaram. O Japão abriu caminho para possibilitar a transferência de uma variedade mais ampla de equipamentos de defesa, incluindo caças desenvolvidos em cooperação com outros países.”
Com países como Rússia, China e Coreia do Norte em mente, Akiba escreveu: “Nosso objetivo é fortalecer a deterrence e abrir espaço para diálogos genuínos com países e regiões, incluindo regimes autoritários.”
Akiba disse à NHK que queria informar ao cidadão médio dos EUA que a mudança na estratégia de segurança do Japão é para fortalecer a ordem internacional baseada no estado de direito.
- Trump ameaça Japão com aumento de tarifas comerciais - 2 de julho de 2025 9:48 am
- Trump suspende sanções à Síria em medida histórica - 2 de julho de 2025 6:01 am
- Japão aprova plano para reduzir impacto do megaterremoto Nankai - 2 de julho de 2025 5:45 am