Manila, Filipinas – 30 de abril de 2024 – O Japão entregou um sistema móvel de radar de vigilância aérea às Filipinas em meio a crescentes tensões entre Manila e Pequim no Mar do Sul da China.
O Ministro de Estado da Defesa do Japão, Oniki Makoto, e o secretário de defesa das Filipinas, Gilberto Teodoro, estiveram entre os funcionários que participaram da cerimônia de entrega em Manila na segunda-feira.
O governo filipino assinou um contrato com um importante fabricante japonês para a entrega de unidades de radar desenvolvidas para exportação com base no sistema empregado pelas Forças de Autodefesa do Japão.
Oniki afirmou que se Japão e Filipinas fortalecerem as capacidades de vigilância e trabalharem juntos em meio ao ambiente de segurança cada vez mais severo na região do Indo-Pacífico, isso contribuirá para uma dissuasão aprimorada.
Teodoro disse que os dois países enfrentam desafios semelhantes e pediu cooperação para enfrentá-los.
O exército filipino afirma que o radar móvel é capaz de rastrear com precisão embarcações no mar, assim como drones e aeronaves, e pode ser facilmente implantado e operado em lugares como ilhas remotas.
Manila planeja adquirir um total de quatro sistemas de radar do Japão até 2026.
Também está previsto que receba cinco sistemas de radar de vigilância marítima no âmbito do novo framework de Assistência Oficial à Segurança do Japão para fornecer equipamentos de defesa e outros suprimentos a países com mentalidade semelhante.
- Lawson criará 100 lojas como centros de resposta a desastres - 16 de outubro de 2025 7:52 am
- Agência Meteorológica do Japão falha em prever 30% das chuvas intensas em 2025 - 16 de outubro de 2025 7:42 am
- Stellantis investirá US$ 13 bi para ampliar produção nos EUA - 16 de outubro de 2025 6:31 am