Manila, Filipinas – 30 de abril de 2024 – O Japão entregou um sistema móvel de radar de vigilância aérea às Filipinas em meio a crescentes tensões entre Manila e Pequim no Mar do Sul da China.
O Ministro de Estado da Defesa do Japão, Oniki Makoto, e o secretário de defesa das Filipinas, Gilberto Teodoro, estiveram entre os funcionários que participaram da cerimônia de entrega em Manila na segunda-feira.
O governo filipino assinou um contrato com um importante fabricante japonês para a entrega de unidades de radar desenvolvidas para exportação com base no sistema empregado pelas Forças de Autodefesa do Japão.
Oniki afirmou que se Japão e Filipinas fortalecerem as capacidades de vigilância e trabalharem juntos em meio ao ambiente de segurança cada vez mais severo na região do Indo-Pacífico, isso contribuirá para uma dissuasão aprimorada.
Teodoro disse que os dois países enfrentam desafios semelhantes e pediu cooperação para enfrentá-los.
O exército filipino afirma que o radar móvel é capaz de rastrear com precisão embarcações no mar, assim como drones e aeronaves, e pode ser facilmente implantado e operado em lugares como ilhas remotas.
Manila planeja adquirir um total de quatro sistemas de radar do Japão até 2026.
Também está previsto que receba cinco sistemas de radar de vigilância marítima no âmbito do novo framework de Assistência Oficial à Segurança do Japão para fornecer equipamentos de defesa e outros suprimentos a países com mentalidade semelhante.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am