Shizuoka, Japão, 4 de abril de 2024 (NHK) – O governador da Província de Shizuoka explicou os motivos por trás de sua intenção de renunciar, citando comentários controversos que fez e uma questão com o novo plano de trem de alta velocidade.
O Governador Kawakatsu Heita fez um discurso para novos funcionários da prefeitura na segunda-feira, onde afirmou: “O governo da província é um think tank, em outras palavras. Ao contrário de vender vegetais e cuidar de gado todos os dias, vocês são basicamente muito bem informados.”
O comentário gerou controvérsias, com alguns dizendo que poderia ser interpretado como discriminação ocupacional.
Em uma coletiva de imprensa na terça-feira, o governador anunciou seus planos de renunciar na sessão da assembleia que será aberta em junho. Em outra conferência na quarta-feira, ele afirmou que leva a sério o fato de que algumas de suas palavras de incentivo para novos funcionários tenham magoado os sentimentos das pessoas, pedindo sinceras desculpas pelo comentário.
Kawakatsu afirmou que falou inadequadamente, adicionando que este é um dos principais motivos de sua renúncia.
Ele também mencionou o adiamento da abertura de uma linha de trem de levitação magnética conectando Shinagawa, em Tóquio, a Nagoya. O governador não aprovou a construção da linha em sua província.
Quando perguntado se pretende concorrer na eleição para governador, Kawakatsu disse que não está considerando isso de forma alguma.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am