Washington, EUA, 13 de abril de 2024 (Agência de Notícias Kyodo) – Os líderes do Japão, Estados Unidos e Filipinas realizaram sua primeira cúpula trilateral em Washington e anunciaram o lançamento do Corredor Econômico de Luzon. O projeto visa melhorar a conectividade e a infraestrutura nas Filipinas.
O corredor econômico ajudará a conectar quatro áreas na ilha de Luzon – Subic Bay, Clark, Manila e Batangas.
Os três líderes têm como objetivo acelerar investimentos coordenados em projetos de infraestrutura, incluindo ferrovias, modernização de portos, energia limpa e cadeias de suprimentos de semicondutores. Eles afirmam que o corredor será desenvolvido sob a parceria do G7 para Infraestrutura Global e Investimento. A abordagem é vista como uma resposta à Iniciativa do Cinturão e Rota da China.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que o projeto significa mais empregos para as pessoas e mais investimentos em setores como “energia limpa, portos, ferrovias, agricultura e muito mais”.
No ano passado, Manila retirou seu plano de buscar financiamento chinês para três grandes projetos de transporte, alegando que Pequim não respondeu às solicitações financeiras. Um desses projetos seria uma ferrovia para conectar Subic Bay e Clark, duas áreas abrangidas pelo novo corredor.
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am
- Corrida pelo cargo de premiê agita cenário político japonês - 15 de outubro de 2025 2:52 am