Dharamshala, Índia – 5 de Abril de 2024 – Mais de 5.000 fiéis budistas tibetanos se reuniram em um templo no norte da Índia para rezar pela longevidade do Dalai Lama.
O líder espiritual tibetano apareceu no templo na quarta-feira (3), caminhando com a ajuda de seus seguidores. Ele completará 89 anos em julho.
O serviço foi realizado em Dharamshala, sede do governo tibetano no exílio.
“Recentemente consultei um médico”, disse o Dalai Lama. “Fui informado de que meu corpo está em muito boa forma. Provavelmente viverei por mais 15 ou 20 anos.”
“Não consigo pensar em outra pessoa como Sua Santidade o Dalai Lama, que gosta de paz e tem um impacto positivo nas pessoas”, disse um fiel.
O processo para selecionar o próximo Dalai Lama está ganhando cada vez mais atenção. No budismo tibetano, a tradição diz que os monges mais velhos são reencarnados após sua morte. O Dalai Lama disse que realizará discussões para decidir se a instituição do Dalai Lama continuará após ele, quando ele tiver cerca de 90 anos.
Mas o Partido Comunista Chinês diz ter autoridade para escolher um sucessor, o que provocou objeções do governo tibetano no exílio.
O Dalai Lama atual fugiu para a Índia em 1959 após a repressão da China a uma revolta no Tibete. Pequim o rotulou como separatista que busca a independência tibetana.
- Trens e voos lotam com retorno do feriado Bon no Japão - 18 de agosto de 2025 1:43 am
- Cinco montanhas de Kyoto iluminam o céu no festival Gozan - 18 de agosto de 2025 1:22 am
- Johnson critica plano de paz de Trump: Ucrânia “não ganha nada” - 18 de agosto de 2025 1:10 am